quarta-feira, 23 de março de 2011

"Peludu" O Eletricista!!!


Peludu é o nosso querido "engenheiro elétrico" que faz as "istalação elétrica", metendo os "dijuntor" potente, os fios pequenos e o aterramento mais econômico. Peludu é geralmente contratado pelas pessoas que querem fazer uma boa economia. Enfim, vou contar agora uma história que aconteceu com um amigo de um amigo meu...

Um competente engenheiro eletricista foi contratado para projetar a instalação elétrica de uma residência. Ele calculou o fio certo, dimensionou o disjuntor para 25A e instalou o chuveiro, assim como o proprietário havia pedido. Passado alguns meses o infeliz proprietário do imóvel resolveu trocar o chuveiro por um que esquentava mais, porém consumia mais do que o disjuntor e os fios suportavam. Ele foi na loja de chuveiros, comprou, trocou mas não funcionou. Cada ligada do chuveiro era um desarme do disjuntor. Mas aonde está o problema? Então o proprietário chamou nosso amigo Peludu para resolver a situação.

Após alguns minutos de análise Peludu mandou o dono trocar o disjuntor. Disse ele:
-Compra um "dijuntor" de 50A que daí fica beleza!!! Pode ficar tranquilo!!!

Que profissional competente, pensou o proprietário. Após alguns minutos de reflexão ele dá a resposta de uma forma simples e clara. Lá se vai o dono do imóvel atrás do tal "dijuntor mais potente". Após a compra, levou o disjuntor para o Peludu instalar.
Após a instalação o momento do teste. Muita expectativa para tomar aquele banho no chuveiro novo. O registro é ligado e a água flui na temperatura ideal. Semanas se passam com tudo funcionando, até que a família recebe visitas. Aquela tia chata do interior, com seus cabelos volumosos, vem fazer uma visita e, claro, tomar um banho.

Durante o banho mais prolongado da tia a fiação apresenta um cheiro de queimado e começa a sair uma fumaça estranha. Resposta óbvia. O chuveiro consome muita corrente, mas o disjuntor não desarma e quem sofre é a fiação. Novamente, a resposta é óbvia, mas não para o proprietário que põe a culpa em quem?

No chuveiro!!!

O proprietário, infelizmente, não sabia que o disjuntor é um dispositivo de manobra e proteção que ao se desarmar, indica que algo no circuito não está funcionando corretamente. Trocar o disjuntor não é a solução do problema. O que ele fez foi instalar um dispositivo de proteção que não protege. E no fim, quem sofre com a corrente excessiva, quem esquenta, quem derrete e quem eventualmente põe fogo na casa é a fiação, que já não tem mais seu fiel escudeiro, o disjuntor...

E mais uma vez Peludu estraga uma boa instalação elétrica com suas gambiarras. Mas o proprietário pode se considerar sortudo, já que o único prejuízo foi a fiação. Pois muitas vezes nesses casos, o resultado é o da imagem abaixo:


Por isso sempre fica a dica: faça as instalações elétricas com pessoal competente e dentro das normas. Por que, as vezes, os defeitos nas instalações são silenciosos e podem dar problema muito tempo depois, como no caso do conto acima. A história acima, apesar de criada, não está longe do que acontece em muitos lugares. Abraço e até a próxima aventura de Peludo!!!

2 comentários:

  1. Aqui o eletricista trocou o disjuntor de 25A por um de 35A. Mas a chave geral é de 30A. Resultado: O disjuntor não desarma, a fiação está esquentando e derretendo. Além da "neblina" espalhada pela casa!

    Minha dúvida: até EU (leiga) sabia que ia dar problemas. Como ele não percebeu? E o cara é "bom". Super indicado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. É difícil responder por que ele fez isso. Se o seu disjuntor estivesse desarmando muito seguido, ele pode ter tentado corrigir o sintoma (o desarme do disjuntor) ao invés do problema (o motivo do desarme). Talvez ele tenha achado que a fiação suportaria mais de 25 ampères em algumas ocasiões (pois não é sempre que a residência está consumindo uma corrente tão alta).

      Mas de qualquer forma, se a fiação está esquentando, derretendo ou produzindo fumaça, recomendo fortemente que você procure uma segunda opinião de outro eletricista, ou talvez até chame o mesmo e lhe explique a situação.

      Essa situação em que você está é de risco, pois mostra que a instalação elétrica está com problemas. Reforço: busque ajuda de um eletricista o mais rápido possível.

      Um abraço, feliz ano novo e boa sorte com seu problema. :)

      Excluir