sexta-feira, 8 de abril de 2011

Peludu e o Aterramento


Nesta quarta vamos voltar a falar do nosso amigo Peludu. Para quem não se lembra, Peludu é o eletricista que sempre faz gambiarra, não dispensando uma oportunidade de fazer economia. Infelizmente, por causa de sua mania por economia, seus trabalhos ficam em geral mal feitos. Hoje vou contar uma história, que aconteceu com um amigo de um amigo meu...

Um indivíduo recém tinha casado. O cara era só felicidade! Bom, não era para menos, já que ele tinha conseguido um bom emprego, uma boa mulher como esposa e estava se mudando da casa dos pais. Enfim, começava ali um novo período na vida dessa pessoa.
Ele juntou toda a economia de sua vida e começou a construir a sua casa. Era uma residência simples, porém, muito bonita e organizada. O problema foi que após a construção da casa sobrou pouco dinheiro para a instalação elétrica. Precisando economizar para a compra dos eletrodomésticos ele contratou Peludu para fazer a instalação.

Surpreendentemente, a instalação da residência ficou boa (para os padrões do Peludu) e, para finalizar seu trabalho, só faltava a instalação do aterramento. Agora vinha a grande escolha: aterrar com uma haste de 2,40m conforme a ABNT ou aterrar com uma qualquer de 1 metro e pouco???

Como o proprietário não sabia nada de aterramento, pediu qual era a diferença entre as duas hastes. Peludu falou que a de 2,40m custava "X" enquanto a de 1,00m custava metade do preço. O proprietário então perguntou qual era a diferença entre a funcionalidade das duas. Peludu, inteligentemente, respondeu que as duas funcionavam da mesma maneira, com a mesma eficiência. Nesse caso, o proprietário optou por fazer a economia.

Que beleza!!! Casa recém construída e ainda sobrou um dinheirinho para comprar aquela TV de 42" para assistir o futebol de quarta de noite. Com o tempo eles foram comprando mais eletrodomésticos. Foi chegando geladeira, fogão, microondas. Logo a casa estava cheia de equipamentos dependentes da rede elétrica.

Até que numa noite chuvosa de quarta feira desabou uma tempestade violenta. Muito vento, chuva forte e, claro, raios. Mas não era isso que iria impedir nosso amigo de assistir aquele clássico do futebol brasileiro. Foi quando um raio caiu no fio neutro da rede elétrica. Um pouco dessa eletricidade escoou pelo aterramento do próprio poste e o que não se dispersou por ali se dirigiu a casa mais próxima. O raio chegou na entrada da casa, olhou para a haste do aterramento, viu que tinha apenas 1,00m e disse:

-O cara fez gambiarra??? Só lamento!!!

Como 1,00m é muito pouco para dispersar o raio pela terra ele resolve entrar pela fiação da casa e retornar pelo fio fase. Ah, quase ia me esquecendo! No caminho ele danifica qualquer aparelho ligado na tomada!
Foi uma pena. Depois de toda aquela economia para construir e mobiliar a casa, agora ele vai ter que comprar uma TV nova, uma geladeira nova e um computador novo. É como eu sempre digo, façam suas instalações com pessoal competente e conforme as normas da ABNT.


Bom, quem avisa amigo é. Fica a dica...

Nenhum comentário:

Postar um comentário