sábado, 18 de junho de 2011

Fika a Dika!


Bem-Vindos (com hífen, pois todos os vocábulos compostos da palavra "bem" devem, obrigatoriamente, possuir hífen) ao blog galera. Hoje tenho novidades muito interessantes, descobertas nessa semana. Talvez interesse principalmente a galera que, assim como eu, está se preparando para o vestibular e/ou ENEM. Mas o que será que tenho de tão espetacular para dizer? Aguardem e saberão!!!


Primeiro queria dar a dica de um livro, chamado "Dúvidas de português? Acabe com elas!" do Prof° José Curi (editora Doravante). Neste livro são explicadas diversas regras da nossa querida língua portuguesa de uma forma diferente. Cada regra começa com uma dúvida. Por exemplo: é bandeja ou bandeija? sopetão ou supetão? Qual a diferença de à-toa e à toa? Cada pergunta não traz apenas a resposta, como uma breve explicação da regra ou da origem das palavras. Livro realmente fantástico (na minha humilde opinião) que, além de garantir alguns pontinhos no vestibular, trará um conhecimento útil para a vida. Eu não sou daqueles que pensa que devemos falar tudo corretamente mas, mesmo assim, amei o livro. Então, fica a dica aí para vocês.


Outra dica que deixo é o site da Khan Academy, que é uma organização sem fins lucrativos criada pelo americano Salman Khan (o da foto acima). Este americano com descendência indiana possui três bacharelados pelo MIT (Massachussets Institute of Technology), um de matemática, um de engenharia elétrica e outro na área de ciências da computação, além de possuir um MBA da Harvard Business School. No seu site ele explica em vídeo de forma simples matérias nas áreas da matemática, biologia, economia, entre outras. Sua ideia foi criar um ambiente agradável e mais interativo, que facilitasse o processo de aprendizagem.

Ele começou gravando os vídeos para ensinar seus primos, que estavam longe dele, pois seu trabalho exigia que viajasse. E seus primos disseram que era melhor aprender com os vídeos que com ele em pessoa. Ele percebeu que com a gravação eles aprendiam sem a sensação desconfortável de estar desperdiçando o tempo de alguém. Quando precisassem revisar algo, era só voltar o vídeo, ou passá-lo de novo, quantas vezes fosse necessário. A pior coisa quando se está aprendendo algo novo, diz ele, é alguém do seu lado perguntando: você entendeu?

E com essa proposta de trabalho ele cativou alunos, professores e pessoas em geral ao redor do mundo. Seus vídeos somam mais de 60 milhões de visualizações e já são utilizados em algumas escolas dos Estados Unidos para auxiliar na aprendizagem.

Recentemente o seu trabalho recebeu importantes investimentos de Bill Gates, cujos filhos acompanham seus vídeos, e da Google, que doou 2 milhões de dólares para a tradução dos vídeos para outras línguas estrangeiras. Enquanto isso, os vídeos estão disponíveis somente em inglês, alguns com legendas na mesma língua. Mas, para quem tem um inglês intermediário, já é possível a compreensão dos vídeos. O link do site está abaixo. Eu recomendo, vale a pena! Além de aprender matemática, biologia, entre outras matérias, vocês aproveitam o tempo e praticam o inglês.

Khan Academy Official WebSite


Era isso. Deixo então a dica para vocês. Tenham uma boa semana e não se esqueçam, estudem muito, pois só a educação poderá nos salvar! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário