segunda-feira, 11 de julho de 2011

A Capacidade de Conseguir Informação


Hoje gostaria de falar de uma das mais importantes qualidades de qualquer profissional: a capacidade de conseguir as informações necessárias. A verdade seja dita, ninguém consegue saber tudo. E muitas vezes nos deparamos com trabalhos que exigem conhecimentos que, por algum motivo, não temos. Mas isso não faz de uma pessoa um profissional ruim. O que faz uma pessoa ser um mau profissional é a falta de interesse ou incapacidade de obter os conhecimentos necessários.

Mas onde podemos conseguir tais informações? Atualmente há mais formas do que havia nos tempos passados. Hoje temos, além de livros, a incrível ferramenta conhecida como internet (na verdade é mais conhecida como Google). Nela podemos buscar conhecimento e conselhos com profissionais de outros cantos do país e do mundo. Analisando dessa forma, percebemos que a internet é uma poderosa aliada para ampliarmos nosso entendimento em diversas áreas de nosso interesse.



Outro meio útil e eficiente de buscar ajuda na hora do aperto é com colegas e professores. Acredito que ter um círculo de amigos ou colegas na sua área é fundamental, pois é com eles que podemos pedir ajuda de forma que seria difícil fazer pela internet. Saber se relacionar com as pessoas certas é um predicado importante ao profissional moderno. Como li uma vez em uma piada: "o importante não é saber, e sim ter o telefone de quem sabe" Acrescento que é importante saber e ter o telefone de quem sabe.



Como exemplo, cito o caso de um amigo meu. Ele está fazendo um curso de automação industrial e precisava de ajuda com o projeto de uma fonte. Com isso, marcamos um dia em que eu ajudei ele com esse trabalho e aproveitamos para jogarmos um monte de conversa fora. Foi uma tarde bastante legal e construtiva, onde pesquisamos vários tópicos sobre fontes na internet. Acredito que esse exemplo mostre bem a importância de amigos que compartilham dos mesmos interesses. Com uma amizade dessas, não só nos divertimos juntos, como também aprendemos e crescemos intelectualmente.

Bem pessoal, era isso por hoje. Passei meu recado sobre o que eu acredito ser uma qualidade profissional relevante. Realmente, deveríamos todos aprender a aprender. Essa capacidade é geralmente esquecida, porém sua importância é fundamental. Devemos buscar além do que nossos professores nos propõem. Não precisamos nos limitar dessa forma. O estudo é o caminho do estado de ignorância ao estado de conhecimento. E trilhar esse caminho é importante para todos nós. Quem escolher não percorrer esse caminho está fadado à mediocridade; e o mercado não tem espaço para profissionais medíocres. Abraço e até a próxima na semana que vem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário