quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Mas, por que "I"?


Eu estava na escola, último ano, aprendendo os temidos números complexos. Então a professora explicou que a unidade imaginária é chamada de i (suponho eu que venha de imaginário, imaginary ou alguma palavra em latim para imaginário). Então meu amigo disse que em eletricidade se usa a letra "j" para representar a unidade imaginária, pois a letra "i" já estava reservada para representar a corrente elétrica. Então uma colega perguntou por que a letra "i" representava corrente. E eu, de metido que sou, ouvi a conversa e estava pronto para responder quando percebi que... eu não sabia!!!

Que sensação incrível a de não saber... Ao mesmo tempo em que nos faz perceber que somos limitados nos dá a incrível oportunidade de aprender. Então fui perguntar para o ombro amigo que está sempre disponível para me ajudar: O Google!

Todos nós sabemos que a unidade de corrente elétrica é o ampère, nome dado em homenagem ao cientista francês André-Marie Ampère. O uso da letra "i" para representar a corrente também veio do francês, pois o termo francês utilizado para se referir a corrente elétrica é intensité électrique. Então, dessa forma, a abreviação do nome da corrente ficou "i", e a abreviação para a unidade da corrente ficou A, de Ampère.

E com isso tirei mais uma dúvida da minha cabeça, que poderá descansar em paz até que a próxima surja. Quando isso acontecer, irei agarrar a oportunidade de aprender mais uma coisa nova e, quem sabe, dividir aqui com vocês.

E antes que eu me esqueça, a referência bibliográfica da história do uso de "i" para corrente vem do livro  "Introdução à Análise de Circuitos", 10ª edição, página 25, de Robert L. Boylsetad (um ótimo livro!). Com isso encerro minha postagem deixando aquele característico abraço e desejando uma boa semana. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário