sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A Verdade sobre Wpmpo


Muitos de nós já vimos, em propagandas, uma medida de potência chamada [;W_{pmpo};]. Aparelhos pequenos de som que possuem 220 [;W_{rms};] chegam a possuir 2200 [;W_{pmpo};], outros ainda possuem muito mais. O que poucos de nós sabemos é a verdade por trás dessa unidade de potência. Mas isso é algo que espero mudar com este post. Primeiro, vamos esclarecer algumas siglas:

PMPO é a sigla inglesa que significa Peak Music Power Output, ou se traduzirmos, significa Pico de Potência Musical na Saída.

RMS é a sigla inglesa para Root Mean Square, que significa, traduzindo, Raiz Média Quadrada, que é um método de extrair a média de um sinal, que corresponde ao seu valor eficaz.

Agora note que, no fim da explicação da sigla RMS existe uma palavrinha pequena, mas de importância fundamental: eficaz. A medida RMS mede um valor eficaz, um valor que corresponde a um tipo de média. Um aparelho que indique 220 [;W_{rms};] (quando testado e aprovado por órgãos competentes de regulamentação) poderá fornecer 220 watts de potência durante um longo período de tempo sem distorção do sinal sonoro. Esse é o significado do valor RMS. Entretanto, do outro lado...

...Temos o valor PMPO. Ele representa um valor de pico. Neste caso, quer dizer que, se por décimos de milésimos de segundo, "uma vez na vida outra na morte", o equipamento te der 2200 W, sua potência PMPO é de 2200 [;W_{pmpo};]!!! Isso não tem muito sentido técnico, pois não é algo frequente (não é algo eficaz), mas para o marketing é excelente, pois 2200 é muito maior (e mais chamativo) que 220! Outra coisa que eles não te contam: enquanto 220 [;W_{rms};] é a potência eficaz (sem distorção), a potência PMPO não te dá garantia de um som bom. Ou seja, poderão ser 2200 W de ruído!

Existe também outro grande problema com a potência PMPO: não existe uma forma padronizada de medir seu valor. Ou seja, é um tipo de medição que cada um faz como quer e põe o que bem entender na embalagem do produto. Isso quer dizer que eles estão te enganando? Não!!! Eles fazem isso por que sabem que serão poucos os consumidores que realmente pesquisarão o que PMPO significa. Abaixo há uma imagem que ilustra bem o conceito de [;W_{pmpo};].



Então, se você comprar um equipamento de 10000 [;W_{pmpo};], isso quer dizer que se amanhã chover e os planetas se alinharem perfeitamente com o centro da galáxia pode ser que quem sabe um dia esse aparelho possa vir a produzir um som extremamente distorcido, durante milésimos de segundo, com uma potência de 10000W!!! Agora que você sabe a verdade me diga: é isso mesmo o que você quer?

Espero que eu tenha esclarecido esse tema que é importante. Muitos não sabem a definição de PMPO, inclusive alguns vendedores. Então não se deixe levar pelos números grandes, tão adorados pelo marketing. De que adianta um grande número que não significa coisa alguma? Bem, era isso por hoje. Deixo aquele abraço, desejo uma boa semana e até a próxima.

Um comentário: