sexta-feira, 23 de março de 2012

Falstad - Analog Circuit Simulator Applet

Olá a todos. Hoje eu quero falar sobre uma novidade interessantíssima que eu descobri. Um simulador de circuitos online em java. Sinceramente, foi o software mais legal que eu já vi até hoje sobre eletricidade, circuitos, etc.

O criador se chama Paul Falstad. Ele possui diversos aplicativos em Java para ensino de física e matemática. Você pode dar uma olhada na lista de aplicativos em seu site "aplicativos para matemática, física e engenharia":

http://www.falstad.com/mathphysics.htm

Eu não cheguei a olhar todos. Mas os que eu vi, eu adorei!

Mas eu queria falar mesmo de um aplicativo em particular: o simulador de circuitos. Este aplicativo pode ser encontrado no link abaixo:

http://www.falstad.com/circuit/

O site abrirá automaticamente uma janela do java com um circuito LRC demonstrativo. Logo de cara você vê que o aplicativo possui cor para ilustrar a tensão, mostra graficamente também a corrente e é possível habilitar a opção para ele lhe mostrar a potência dissipada graficamente. Se você não quer "poluir" visualmente seu circuito, você pode desabilitar essas cores. Mas como saber as informações então? É só colocar o mouse sobre um componente que o app lhe informa a corrente, tensão, potência e ainda outras características do componente em questão. E para os amantes dos gráficos, é possível pedir para ele mostrar a tensão e corrente dos componentes numa "tela de osciloscópio", e ainda por cima é possível traças figuras de Lissajous.

Uma vez cansado do circuito demonstrativo, você pode ir à opção circuitos e analisar dezenas de circuitos prontos. Esses circuitos vão desde exemplos que demonstram a Lei de Ohm, ou o Teorema de Thevenin, até circuitos que mostram como um amplificador operacional funciona por dentro! Todos esses circuitos passam pelas muitas áreas da eletrônica, como a eletrônica analógica, digital, potência, etc. Há, inclusive, circuitos que demonstram como é feito a transmissão de energia até nossas casas.

E quando você brincar e aprender com todos os circuitos prontos, ou simplesmente se cansar deles, você tem a opção de criar seus circuitos. E as opções são variadas nesse caso. Variedade de resistores, capacitores, indutores, diodos, transistores, JFET, MOSFET, 555, amplificadores operacionais, portas lógicas e outros tantos que seria muito cansativo citar. Eu aprendi muito sobre circuitos que eu não entendia muito bem como funcionavam nesse aplicativo.

Realmente, esse aplicativo é útil tanto para quem está aprendendo eletricidade na escola quanto para quem já conhece a área da eletrônica. De fato, um trabalho muito bem feito. E é possível aprender sobre muitas outras coisas com os outros aplicativos. É possível aprender sobre campos magnéticos, ondulatória,  acústica, entre muitas outras coisas. Vale a pena dar uma olhada. E, como sempre, me despeço de vocês falando para vocês estudarem. :) Mas nunca foi tão divertido estudar...Até a próxima e se cuidem! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário