quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dicas de Inverno


Não. Não falarei sobre roupas para o inverno. Talvez se algum dia eu fizer um blog de moda e estilo, aí talvez eu comente sobre isso. Mas hoje falarei sobre um tema importante que envolve sustentabilidade e o bolso do consumidor de energia elétrica: O Inverno!!!

Invariavelmente, no inverno a demanda por aparelhos aquecedores aumentam. Chuveiro quente, torneira quente e aquecedores estão entre os eletrônicos mais usados para aliviar o castigo do frio. Estão também entre os maiores vilões de sua conta de energia. Temos o direito de usar esses aparelhos para nosso conforto, mas também temos o dever de usá-los conscientemente e é sobre isso que comentarei hoje.


Começando pelo chuveiro elétrico. Presente na grande maioria das residências ele pode equivaler a 30% do consumo de energia elétrica de uma casa. As dicas são as de sempre: evitar gastar tempo desnecessário no banho. Não cante no chuveiro e se você tiver coragem, desligue ele para se ensaboar (embora eu, que moro na serra gaúcha, saiba o quanto isso pode ser difícil). Essa simples medida, a longo prazo, pode gerar uma economia significativa em uma residência.


Para encarar um banho naquele dia frio algumas pessoas tem o hábito de usar a estufa (mais conhecido como aquecedor) no banheiro. A estufa consome uma quantidade grande de energia elétrica. A dica aqui é a seguinte: em uma residência de mais de uma pessoa, combinem o horário do banho para que haja uma sequência. Assim você liga a estufa uma vez e aproveita aquele calor para mais de um banho. Vamos fazer um cálculo simples. Suponha que duas pessoas irão tomar banho, e que uma estufa de 700W demore 15 minutos para esquentar um banheiro e que o banho demore 15 minutos com um chuveiro de 2500W. Somando os dois banhos de forma independente, ou seja, cada usuário esquenta o banheiro durante 15 minutos e toma o banho durante outros 15 minutos, temos uma energia total consumida de 1600Wh. Já se as duas pessoas tomarem seus banhos de forma consecutiva, ou seja, apenas um irá esquentar o banheiro, temos uma energia consumida de 1425Wh. Isso representa uma economia de quase 11% em energia elétrica. Já se estivermos falando de um casal de namorados que pretendem tomar banho juntos, teremos um consumo de apenas 800W. O que representa uma economia de 50% em relação aos dois banhos individuais. FikaDika ;)


Outra dica para evitar o consumo desnecessário é acumular as roupas para passar todas de uma vez só. Isso evita o desperdiço da energia necessária para aquecer o ferro. O ferro da minha mãe tem uma potência máxima de 1200W, e na maior temperatura demora cerca de 2 minutos para esquentar. Isso representa uma energia de 40Wh utilizadas para aquecer o ferro. Se passarmos 5 pilhas de roupas individualmente, precisaremos de 200Wh para aquecer o ferro 5 vezes. Se passarmos a 5 pilha de uma só vez, economizaremos 80% em energia necessária para preparar o ferro para o serviço.

Por hoje era isso. Dicas simples que podem ajudar a diminuir a conta de energia elétrica nesse inverno. Claro que não precisamos ser radicais a ponto de não usar equipamentos de aquecimento. É só usar com consciência. Só por curiosidade, este post era pra ter saído no inverno passado, mas acabou atrasando e então ficou para esse. Até a próxima, se cuidem e continuem estudando. Fui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário